segunda-feira, 18 de setembro de 2017

REVOLTA DO BUSÃO V

Natal, a cidade protagonista das manifestações de junho de 2013 que deixaram perplexo o Brasil.

Resultado de imagem para revolta do busão mostrou o caminho ao brasil
A nossa cidade esteve na liderança da luta pela redução da tarifa dos transportes coletivos urbanos do país. A vitória das manifestações que, por três vezes, conseguiu barrar o aumento da tarifa estimulou a luta nas cidades de diversas regiões do Brasil.
Essa influência mereceu destaque da mídia internacional através do jornal norte-americano New York Times, o qual noticiou o pioneirismo do movimento Revolta do Busão.
Tal movimento exerceu um efeito dominó em mais de cem cidades, numa gigantesca mobilização de massa que originou diversas teorias sociopolíticas sobre o fenômeno mais conhecido pelos analistas sociais como Jornadas de Junho. Esse termo cognominado para as manifestações nos parece uma hipostasia inspirada na obra de Karl Marx, O Dezoito Brumário, que trata da revolução operária de junho de 1848, em Paris, quando os trabalhadores tomaram de assalto o parlamento.
Os analistas políticos e os partidos de esquerda fazem uma alusão ao fato histórico contemporâneo como se vivêssemos algo semelhante ao Quarente-Huit francês, esquecendo-se da frase de Marx, dita a Hegel: primeiro a história acontece como tragédia e se repete como farsa.
As manifestações de junho de 2013 carecem de forma e conteúdo político para merecerem tal alusão, segundo o princípio clássico de que só há revolução com forma e conteúdo revolucionário. Portanto, seria um equívoco político-sociológico caracterizá-las de jornada.
A superestimação política das manifestações nos reporta ao axioma persa: a montanha pariu um rato. Como se sabe, um rato entre a manada causa muito barrido, dessa maneira ocorreu com as manifestações.
Resultado de imagem para revolta do busão natal 20 junhoAlém da perplexidade com o espontaneísmo de massa, houve um grande alarido em torno desse fenômeno social, tanto no sentido de revolucioná-lo, quanto da sua criminalização, ao confundir as pautas táticas e estratégicas, da condução das lutas.
As mobilizações, taticamente, tinham um caráter economicista, por estarem direcionadas contra o aumento da tarifa, que compromete em 35% o orçamento doméstico das famílias trabalhadoras. Por sua vez, todas as energias do movimento estavam concentradas na ação direta nas ruas, com o objetivo de barrar o aumento.
Resultado de imagem para não foi por 20 centavosQuanto a esse objetivo, a luta saiu vitoriosa por todas as cidades do país com a perspectiva de avanço nas lutas até a conquista de uma política de mobilidade urbana que efetive a constitucionalidade do transporte como um direito social, público, gratuito e extensivo a toda a população, sem restrições, de acordo com o princípio do direito universal à cidade.
Essa é a bandeira do Movimento Passe Livre, que teve sua grande expressão no ano de 2003 com a Revolta do Busu, em Salvador. Ideia aceita em seguida pelo movimento estudantil do sul do país e difundida pelos demais estados, até resultar num projeto político para o Brasil, no que diz respeito à mobilidade urbana.
Esse não foi o entendimento da mídia burguesa. A Rede Globo, através do seu comentarista político Arnaldo Jabor, além de tergiversar e criminalizar as manifestações, fez, críticas sarcásticas e desairosas aos manifestantes, afirmando serem pequeno-burgueses, que não valiam vinte centavos.
Diante dessas críticas estapafúrdias, os internautas postaram nas redes sociais que não saíram às ruas apenas contra o aumento de vinte centavos no preço da passagem, a luta era mais ampla, de questionamento e supressão da lógica atual, de privatização de um direito essencial da sociedade.
Pressionado pela indignação popular nas redes sociais, o comentarista global fez sua autocrítica. A Rede Globo capitalizou a mobilização de massa, dando-lhe um caráter de reivindicação difusa, de inspiração moralista e patriótica, com o slogan midiaticamente trabalhado: o gigante acordou.
Resultado de imagem para 20 junho gigante acordou pec 37Esse apelo mobilizou milhares de pessoas em várias cidades numa onda de civismo semelhante ao Fora Collor, embora com uma característica atípica, a rejeição aos partidos e sua hostilização, fenômeno atribuído ao desgaste dos políticos brasileiros em relação aos anseios da sociedade.
Tal desgaste teve dois fatores importantes: a frustração do povo em relação às políticas do PT e as denúncias de corrupção envolvendo o governo, que levou a uma onda avassaladora de descrença e ojeriza aos políticos e seus partidos, com mais evidência aos que estão representados no governo.
A direita capitalizou o sentimento das massas por um viés futebolístico e patriótico, ressignificando suas pulsões, direcionando-as para um pertencimento de orgulho nacional, evidenciado na canção entoada pelo segmento mais precarizado dos manifestantes: eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!...
O ufanismo foi usado como um instrumento de alienação política com o objetivo de somatizar as contradições de classe e a condição de precarização da juventude periférica, proporcionando-lhe uma elevada autoestima, que só a subjetividade, o imaginário de grandeza da alma patriótica, produto de uma sociedade reificada, isto é, alienada, pode lhe oferecer.
A ideia de pertencimento exclusivo à condição de patriota induz à hostilização de outros grupos com ideologias diferentes, vistos como apátridas, verdadeiros inimigos, por identificarem-se com as bandeiras de suas lutas, as lutas históricas da classe trabalhadora, sobrepujando o sentimento “maior” de patriotismo, representado pelo símbolo da bandeira nacional. Seus adeptos, numa turba enfurecida, mais radicais  que seus congêneres ideológicos coxinhas, pois se contentavam em transformar as manifestações num ato cívico-quermesso-midiático, livre de qualquer conflito.    
Quanto à esquerda, a qual teve um papel importante nas manifestações, que historicamente empunhou a bandeira das causas sociais, encontrava-se aviltada   diante de tamanha agressividade, ironicamente, através daqueles mais explorados da sociedade, que ela tanto defende, embasada na filosofia do vir a ser, que substancia a luta de classe e, naquele momento, foi suplantada pelo atavismo pátrio, estimulado pelos meios de comunicação que perigosamente alimentavam o inconsciente coletivo das massas.
O estímulo à paixão é próprio dos manipuladores, cuja função política consiste na regressão psicológica das massas ao estado infantil de histerismo contra um inimigo construído, “responsável” por suas frustrações, portanto, vítima de todo o seu ódio. Tal exemplo já foi vivido por nós no passado histórico recente do país, de triste memória, quando essa prática política foi uma estratégia de terrorismo de estado.
A mídia, a mesma de antanho, manipulou mentes e fatos. O que seria uma grande manifestação com foco no transporte urbano, no direito à cidade, na constitucionalidade do ir e vir, foi transformada numa Babel de reivindicações espontâneas, sem um histórico social de lutas, ou quando não, propondo defesa de interesses corporativistas em detrimento do interesse de toda a sociedade.
Resultado de imagem para 20 junho gigante acordou pec 37
A ideologia burguesa implodiu o movimento, descaracterizando a hegemonia da luta de classe implementada através da luta pelo Passe Livre, luta essa que tem antecedentes históricos na bandeira levantada na América Latina em meados do século XIX, na Argentina, vindo a ser realidade no Brasil, na década de 30 do século XX, na cidade de Natal.
Historicamente, para os setores sociais conservadores, o espectro do Passe Livre ronda a cidade potiguar. Foi aqui, onde existiu o mais moderno sistema de bondes implantado no país, controlado por uma companhia inglesa, que aconteceu a primeira experiência do transporte público sem tarifa no Brasil, quiçá, na América Latina.
Essa experiência ocorreu por meio de um levante no exército, de inspiração comunista, referido pelos conservadores de Intentona Comunista e pela esquerda, de Revolução de 1935, que deixou profundas marcas na memória e no sentimento dos natalenses.
O primeiro ato de abrangência popular decretado pela Junta Revolucionária, através do seu ministro da viação, João Galvão, foi a circulação livre de tarifas nos bondes da cidade, que perdurou por 72 horas, tempo da existência da Junta, até ser completamente derrotada pelas forças reacionárias da repressão burguesa.
Setenta e oito anos após a experiência de Tarifa Zero no país, a cidade protagoniza um movimento de repercussão internacional que resultou na aprovação da PEC 90-11, cuja emenda constitucional trata o transporte como um direito social, viabilizando, por sua vez, uma Política Nacional de Mobilidade Urbana, através da Lei nº 12.587/12.
O Movimento Revolta do Busão acha factível a Tarifa Zero. É questão apenas de vontade política. O que em Natal, no século passado, foi conquistado pela imposição das armas, hoje, no século XXI, foi conquistado pela presença das massas nas ruas, pois como sabemos, há onze pequenas cidades brasileiras que, pela via democrática, já instituíram a Tarifa Zero, cidades essas todas situadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Resultado de imagem para passe livre natal
Quantas “jornadas de junho” haveremos de fazer até a universalização da Tarifa Zero no país, que pantagruelicamente refestela-se no mar de lama da corrupção, impedindo o seu povo do direito universal à cidade?
              
                                                                                   Natal, 16 de dezembro de 2014.
                                                                                                 Edilson Freire Maciel

                                                   Articulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...