terça-feira, 29 de novembro de 2016

LICITAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO: O ASSALTO À POPULAÇÃO, LEGALIZADO PELO ESTADO.



Em 18 de Julho de 2013, o Movimento Passe Livre Natal ocupou o pátio da Câmara Municipal de Natal, diante de um processo licitatório fraudulento, que seria realizado em 7 dias sem nenhuma participação da população neste processo que dita como funcionará o transporte público nos próximos anos, somente tinham acesso empresários, prefeitura e a câmara municipal, reiterando o que acontece frequentemente: Acordões entre políticos e empresários que no final das contas só interessam à eles mesmos. Reivindicamos 3 pontos para que desocupássemos: 1 – A abertura da Caixa Preta do $eturn ;2 – O adiamento do processo licitatório para que durante este tempo o legislativo iniciasse o diálogo com a população através de fóruns poulares e deliberativos; 3 – A abertura imediata da Caixa Preta do $eturn.

Durante a negociação, o então presidente da Câmara, Albert Dickson (apelidado pelos ocupantes de Dickson Mengele, sobrenome de um famoso oftalmologista nazista que realizava experimentos cruéis nos campos de concentração. Albert Dickson é oftalmologista e recebeu esse apelido depois de ordenar tamanha crueldade e covardia para os/as ocupantes naquele dia, incluindo mulher grávida e senhor de idade), nos apresentou uma proposta para desocupação que concordava com os termos acertados por nós, menos quanto à Caixa Preta que ele acusava ser de responsabilidade do poder executivo. Ficamos de redigir o documento no gabinete do Vereador Hugo Manso do PT e o então presidente nos deu um prazo de 15 minutos. Em menos de 5 minutos fomos cercados por guardas municipais, encurralados, espancados, eletrocutados, ficamos cegos temporariamente pelos sprays de pimenta e enquanto isso Albert Dickson e o procurador geral Carlos Castim, fugiam pelas portas dos fundos.

Segue vídeos da represália:

Naquele momento barramos a licitação, porém mesmo com toda a pressão popular e o acordo que não chegou a ser assinado por causa dessas agressões, a Câmara Municipal teve a ousadia de fazer assembleias populares mal divulgadas, mal localizadas, onde a população não tinha poder nenhum de deliberação nem de participação. Só tinha voz entidades convocadas pela prefeitura. O resultado disto é que a licitação veio em 3 meses, com várias promessas e com o aumento das passagens. Entre as promessas e o aumento proferido ao povo, só nos ficou o aumento.

Agora em 2016 vivemos uma outra conjuntura, a prefeitura e os empresários foram bem mais minuciosos, promessas mais ousadas como ar condicionado (que já estava na licitação anterior, porém até agora ninguém nunca viu), criação de fóruns para fingir a participação da população (nesses fóruns usuários de ônibus não têm direito à fala, somente representantes de órgãos burocráticos da gestão do trânsito e transporte da cidade), uma clara tentativa de manipular a opinião alheia e silenciar aqueles que combatem a ganância destes empresários megalomaníacos, fingindo que nos dão direito de participar das decisões.

A transparência nunca foi o ponto forte do $eturn, pelo contrário, é o seu ponto fraco. Há mais de 20 anos essa organização patronal monopoliza o sistema do transporte público, dentro do qual nessa ambição por poder, já responderam até por incêndios criminais contra alternativos. Confira matéria aqui ou aqui.

Nós do Movimento Passe Livre seguimos nos organizando contra os retrocessos vigentes com a investida liberal no Brasil e no mundo, portanto em nenhum momento podemos nos esquecer daqueles que quanto mais lotado e desconfortável for o ônibus para nós, melhor será para seus bolsos.

Convidamos todos e todas à nos organizarmos autonomamente, através de coletivos de amigos, do hip hop, do grêmio da escola, da associação do bairro, a galera da quebrada, para combatermos a ganância dos megalomaníacos tubarões do transporte da cidade, o $eturn que encontra forças e apoio para nos roubar e nos excluir cada vez mais do sistema do transporte público nos poderes públicos executivos e administrativos.



#PorUmaVidaSemCatracas #ViolentoÉOEstado #LicitaçãoÉPrivatização #Autogestão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...