quinta-feira, 24 de novembro de 2016

OUTUBRO DE LUTA PELA TARIFA ZERO


26 de Outubro é o dia nacional de lutas pela tarifa zero, tirado pela Federação do Movimento Passe Livre, que resulta na semana nacional pela tarifa zero, a semana vigente da data. Como de costume os coletivos locais se articulam e preparam durante esta semana várias atividades e até mesmo atos.

Aqui em Natal não fizemos diferente: Transformamos a semana de luta pela Tarifa Zero em um mês de atividades relacionadas ao tema. No início de Outubro fomos à Escola Estadual Ana Júlia antes da ocupação e levamos o debate da Tarifa Zero e de como ela se relaciona diretamente com outros Direitos Essenciais garantidos pela Instituição. Conversamos também sobre mobilizações populares e autogestão.

A Semana de Lutas é sempre a semana do dia 26 de Outubro. Este dia representa a luta pela Tarifa Zero pois foi uma data emblemática da luta pelo Passe Livre estudantil em Florianópolis, solicitado através de um projeto de lei na câmara dos vereadores em 2004, antes mesmo do surgimento da Federação do Movimento Passe Livre. Hoje a pauta progrediu e nesta data clamamos pela Tarifa Zero nos ônibus e a autogestão dos transportes públicos.
No dia 23 de Outubro deste ano, domingo da semana de lutas, fizemos uma cultural na Escola Estadual Augusto Severo que encontra-se ocupada pelos/as secundaristas, levando um som, hip hop e troca de ideias com a juventude ocupante.



Na segunda, 24, às 11 da manhã pontualmente, fizemos uma marcha fúnebre, todos de preto e com sacos de lixo preto na cabeça e portando uma mega catraca de 2 metros, nos direcionamos à porta da prefeitura e por lá ficamos por uns 10 minutos presos à catraca e até mesmo enforcados por ela. Teve uma repercussão positiva, convidamos uma mídia tradicional que compareceu, mas não com o repórter, só com o fotógrafo e não deram a devida importância, nem publicaram nada sobre. Convidamos o Coletivo Foque de mídia alternativa e esse foi totalmente parceiro, conversou conosco, nos entrevistou, tirou fotos e fez um ótimo registro audiovisual, dando a devida importância para a luta e para as Pautas Populares.


Na quarta 26, voltamos à Escola Estadual Augusto Severo e passamos um filme qual sinalizamos que seria interessante passar para os ocupantes pois fala sobre uma situação onde jovens inconformados com as reformas do governo vigente que trariam consequências para a estrutura e o acesso à direitos básicos, decidiram reunir-se na cidade de Gênova a fim de interromper a reunião da cúpula do G8 naquela cidade no ano de 2001. O filme chama-se Diaz.

Encerramos a semana com a cidade procriando ocupações, catalisado pelo poder revolucionário da juventude que hoje, depois de 2013 estão dispostos a se organizarem de maneira mais horizontal e que possibilita uma maior participação daqueles e daquelas que eram afastados da luta que seguia um viés mais burocratizado. Vimos várias lideranças surgindo dentro das escolas ocupadas e não um líder só, vimos jovens discutindo autonomia, Direito à cidade, feminismo, comunicação popular, dentre vários outros assuntos tão transformadores que não cabem dentro das salas de aula.

Vimos em especial neste mês de Outubro, que toda aquela luta de 2013 não foi em vão, ela veio para dar início à insurgência de um levante negro, orgânico, horizontal, das favelas que hoje contabilizam mais de mil ocupações por todo o Brasil. Além de tudo, Outubro veio para dizer que o Movimento Passe Livre estará sempre na luta contra o sistema capitalista, contra os empresários usurpadores dos nossos Direitos e com a plena certeza de que: “AMANHÃ VAI SER MAIOR!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...